Sumaya Máttar - Laser - Acroma banner

Laser para Manchas Escuras

O Acroma Q-S é o novo laser aprovado pela ANVISA e pela FDA (Food and Drug Administration) para remover pigmentos de tatuagem, melasma e outros.

Dentre os maiores desafios para os dermatologistas estão as manchas da pele, particularmente o melasma, que é uma marca irregular, de cor acastanhada, que surge principalmente nas maçãs do rosto, nariz, testa e acima dos lábios, mas pode aparecer também nos braços e no colo. Existe uma predisposição genética e pode acometer ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres acima dos 25 anos, particularmente as morenas, e é muito frequente quando há alterações hormonais – como na gravidez e no uso de hormônios como as pílulas.

Após várias exposições ao sol pode ocorrer uma produção e distribuição desordenadas da melanina – pigmento escuro que dá cor à nossa pele e nos torna bronzeados – e de repente surge o melasma. Uma vez instalado ele será desencadeado facilmente, tanto pela luz solar quanto por outras fontes de luz e calor.

Tratamento convencional

Estas manchas podem ser clareadas muitas vezes com tratamentos convencionais, como o uso de cremes, mas algumas vezes são bem resistentes. Muitas clareiam com Laser comum, mas corre-se o risco de fácil recidiva, ou seja, aparecem novamente nos mesmos lugares ou até pioram, pelo calor gerado por eles.

Tratamento do Melasma com o Novo Laser

Projetado especificamente para atacar os melanócitos, as células que produzem o pigmento causador do melasma, o Nd:Yag Q-S tem uma ação profunda porém com baixa agressividade: emite pulsos de luz ultrarrápidos, gerando menos calor e assim evitando o risco de recidiva.

O Laser tem a sua energia absorvida pelos melanócitos, que reduzem de tamanho, e por isso produzem menos pigmento. Além disso, ele quebra e remove o excesso de melanina já existente, melhorando a sua distribuição e tratando de forma gradual, segura e muito mais satisfatória os vários tipos de manchas escuras, em especial o melasma.

O Procedimento

Durante a sessão, que dura em média 15 minutos, o paciente sente um leve formigamento. A pele fica levemente rosada, mas esse efeito desaparece rapidamente.

Esta aplicação não causa dor, inchaço ou irritação, permitindo um retorno imediato às atividades de rotina. Pode ser utilizado em qualquer época do ano, inclusive no verão, desde que a pele não esteja bronzeada. Durante o tratamento deve-se usar apenas os produtos recomendados pela dermatologista, além do protetor solar: este deve ter alto fator e ser reaplicado a cada duas horas.

O clareamento das manchas começa a aparecer em torno da quarta aplicação, e o processo é gradativo. São indicadas 10 sessões com intervalo de uma semana entre elas. Nos casos mais resistentes pode se fazer mais sessões, com intervalos de tempo maiores. Apesar dos resultados satisfatórios, é aconselhável uma manutenção periódica – que varia caso a caso – para diminuir as chances de as manchas voltarem. O uso do protetor solar continua indispensável.

Além do melasma, o Acroma QS tem indicações como:

  • Tratamento de olheiras;
  • Clareamento de cicatrizes escuras que resistem aos tratamentos convencionais;
  • Remoção de pigmentos de tatuagem, com pequeno risco de cicatrizes;
  • Tratamento das sardas e outras manchas escuras;
  • Reduz os poros dilatados, uniformiza a cor da pele e atenua as linhas e rugas finas, de forma indolor (“Laser Toning”).
  • Tratamento de onicomicose (micose de unha)

Contraindicações

  • Gestantes;
  • Doenças sistêmicas não controladas;
  • Doença cardíaca como arritmia e uso de marca-passo;
  • Pele bronzeada.